Método Taylor Swift: Professora usa clipes de cantora pop para ensinar botânica a alunos em Natal

07 de Novembro 2023 - 20h02

Taylor Swift e botânica. Duas paixões da professora Gláucia Lidiane que, juntas, estão revolucionando a forma de ensinar sobre plantas a alunos do Rio Grande do Norte.

O 'Método da Taylor', criado por Gláucia, que é bióloga, mestra e doutoranda em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), consiste em mostrar a crianças, jovens e adultos, através dos clipes da cantora, que as plantas estão em todos os lugares e merecem atenção, cuidado e respeito.

"Em todos os níveis de ensino (do fundamental ao superior), existe um 'ódio' às plantas e ao ensino delas, que vários autores chamam de 'cegueira botânica': a incapacidade dos humanos de perceber as plantas no ambiente. Se você der um passeio no Centro de Biociências e perguntar aos alunos, a maioria vai dizer que detesta botânica. Eles acham chato, desinteressante, sem graça, que tem muitos nomes difíceis e não conseguem relacionar com o nosso dia a dia", pontuou a bióloga.

Foi a partir daí que Gláucia deu início ao 'Método da Taylor', com o objetivo de ensinar sobre as plantas de uma forma descontraída.

Finalizado o estágio, Gláucia se questionou se havia mais músicas da Taylor Swift que falavam sobre plantas. Ela revelou que, ao pesquisar, viu que a cantora possui um vasto conhecimento botânico.

O 'Método da Taylor' ganhou tanta notoriedade no mundo acadêmico que Gláucia foi convidada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para falar em uma roda de ciência e arte no YouTube.

G1 RN

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

JOAO MENDES 23/11/23 13:08

NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR DE BOTÂNICA, NEM DE TAYLOR SWIFT.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado