A Secretaria de Saúde de São João del Rei, localizada a 183 km de Belo Horizonte, Minas Gerais, emitiu uma nota técnica com informações sobre três mortes de crianças com suspeitas de infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes, ocorridas no intervalo de um mês.
No atestado de óbito da primeira morte, uma criança de 10 anos, consta infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes, embora não tenha havido coleta de material para confirmação laboratorial. Quanto as outras duas mortes, uma criança de apenas três anos e outra de nove, a Secretaria de Saúde aguarda a emissão dos laudos.
A prefeitura compartilhou ainda a informação referente a uma criança que esteve hospitalizada por 16 dias, com diagnóstico de infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes, confirmado laboratorialmente.
A bactéria Streptococcus pyogenes é conhecida como estreptococo do grupo A e pode causar várias infecções em seres humanos, incluindo faringite, amigdalite, infecções de pele e complicações graves, como febre reumática e glomerulonefrite, se não for tratada adequadamente.
A secretaria estadual de saude reiterou, que não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população de São João del Rei, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população.
CNN
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado