A Polícia Federal do Amazonas realizou uma operação contra extração ilegal de areia em Manaus. A ação foi feita na região do lago do Tarumã, uma área turística e unidade de conservação dentro da capital amazonense, considerada como uma praia para quem frequenta por conta das similaridades,
A notícia é do Metrópoles. A ação, batizada pela PF de “A praia é nossa”, foi feita após flagrante de furto de areia no domingo (7), com uma draga (equipamento de garimpo ilegal). As imagens, feitas por um denunciante, mostram a areia da ‘praia’ sendo levada para barcos.
A Delegacia do Meio Ambiente da PF foi acionada e realizou a operação na tarde desta segunda-feira (8) em conjunto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).
Na ação, uma balsa grande foi inutilizada, que, segundo os investigadores, é causadora de ‘irreparáveis danos ambientais, pelo motivo da impossibilidade de remoção do local em que a draga estava atracada’.
Um inquérito foi aberto para o aprofundamento dos fatos e identificação dos responsáveis, que poderão responder por dano, extração de recursos minerais sem licença, usurpação de bens da União e associação criminosa. Nesta operação, ninguém foi preso.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado