Crescente número de internações de crianças por desnutrição no Brasil

13 de Fevereiro 2023 - 15h05

De acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria, com base nos dados do Ministério da Saúde entre 2012 e 2022, todos os dias, em média, 11 crianças menores de 5 anos são internadas por desnutrição no país e nos últimos anos, a internação de crianças dessa faixa etária por desnutrição oscilou, mas em 2022 voltou a patamares de 10 anos atrás. 

A região nordeste concentra maior parte dos casos: quase 36% do total. E só no estado da Bahia, o número de crianças internadas no período foi maior que de toda região Centro-oeste, que a Norte e Sul.

O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Clóvis Francisco Constantino, refletiu sobre as soluções para a questão.“É preciso entender que isto é um problema de saúde pública, é um problema que interferirá na sociedade do futuro se nós permitirmos que a criança continue desnutrida. Nós temos que estimular o aleitamento materno. Nós sabemos que o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, e complementar com alimentos que vão ser introduzidos gradativamente até o segundo ano de vida, mas mantendo o aleitamento materno, é uma grande ação de prevenção à desnutrição”, explicou. 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias