O dedo brasileiro na vitória da Arábia Saudita contra a Argentina

23 de Novembro 2022 - 10h11

Por Júnior Lins

A vitória da Arábia Saudita por 2 a 1 sobre a Argentina, certamente, ficará marcada para a história da Copa do Mundo. A virada foi, até agora, o principal revés de uma grande seleção e considerada favorita na competição mundial no Catar. Um fato que pouca gente sabe é que há um "dedo brasileiro", ou melhor: "mãos brasileiras", no resultado que culminou até em feriado.

Destaque na partida e eleito melhor jogador em campo, o goleiro Mohammed Al-Owais tem 31 anos e atua pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. Mas, antes que nosso leitor se confunda, não é o arqueiro árabe que é brasileiro, mas seu preparador no clube, o pernambucano Bira Melo.

Com passagens por grandes clubes, como Athletico (PR) e Londrina (PR), enquanto jogador, Bira iniciou sua carreira de preparador em 2005. Em uma de suas passagens, atuou na equipe técnica do ABC.

Atualmente no Al-Hilal, time também do brasileiro Michael, Bira Melo trabalha com Al-Owais há cerca de um ano, quando o atleta foi contratado do Al-Ahli por aproximadamente 1,3 milhão de euros.

Melo explica que é feito com frequência um treinamento especial para o aprimoramento das qualidades individuais do atleta e isso reflete nas boas atuações. Vale ressaltar que Al-Owais não é sequer titular no seu clube. O árabe Abdul Al Maiouf é quem guarda a meta do time.

"Estamos com ele há um ano. Foi um período de muito trabalho para apurar as qualidades físicas e técnicas do atleta. No treinamento de goleiro, há um microciclo semanal com variações técnicas e táticas, além do estudo sobre o adversário", contou.

Al-Owais começou a carreira aos 21 anos, pelo clube Al-Shebab, onde atuou até 2017. Lá, venceu a Copa do Rei e a Supercopa Saudita, em 2014. O goleiro estreou pela Seleção da Arábia Saudita em 2016, nas Eliminatórias da Copa de 2018. Com a estreia no Mundial de 2022, já são 43 participações de Al-Owais com o time saudita. 

Empolgado com o momento árabe, Bira Melo garante que vai torcer não só pelo goleiro saudita, mas também pelo sucesso do restante da seleção. Cerca de nove presentes no útimo jogo eram atletas do clube em que Melo trabalha.

"A expectativa é que ele mantenha boas atuações. O foco principal que a gente deseja é que passem de fase. Seria histórico. Estão juntos há muito tempo e boa base é do Al-Hilal. Espero que Al-Owais continue com esse bom serviço", afirmou.

Na disputa contra Lionel Messi e o elenco estrelado argentino, Al-Owais se sobressaiu.  Agora, o goleiro vai encarar o ataque da Polônia comandado por Lewandowski, no próximo sábado (26), em busca de mais uma vitória. 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias