Oposição quer criar regras de conduta para primeiras-damas após ataque de Janja a Musk
Após o ataque de Janja da Silva ao empresário sul-africano Elon Musk, um parlamentar da oposição propôs um projeto de lei que cria regras de conduta para primeiras-damas. Não há, ainda, data para análise da matéria, que sugere curso de relações internacionais, uso da linguagem e supervisão direta.
A noticia é do portal R7. Nesse sentido, o projeto sugere ao Ministério das Relações Exteriores o estabelecimento e implementação de protocolos que orientem a atuação da primeira-dama em eventos oficias. Entre os pontos destacados pelo parlamentar, estão: conduta e linguagem, alinhadas aos princípios de respeito e diplomacia; treinamento básico em relações internacionais, com ênfase na importância de preservar interesses estratégicos. Por fim, cita a supervisão direta e coordenação com órgãos responsáveis para garantir que os discursos estejam alinhados aos valores e objetivos da política externa brasileira.
O parlamentar chamou a declaração feita por Janja de “ignóbil”. “A postura inadequada demonstrada em evento de tamanha relevância, ao atacar o empresário Elon Musk — futuro integrante do governo do presidente eleito Donald Trump —, revelou a patente falta de capacidade e de orientação clara e profissional para figuras simbólicas que acompanham delegações brasileiras em encontros oficiais”, avalia Melo.
O ataque a Musk ocorreu no último sábado (16), durante um painel do G20, o grupo que reúne as principais economias do mundo, no Rio de Janeiro (RJ).
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado