Uma das redes sociais mais amadas pelos brasileiros, o Orkut foi encerrado pelo Google em 2014, mas rumores de uma possível volta costumam aparecer de tempos em tempos. Em 2022, o site da plataforma foi reativado com uma mensagem de Orkut Büyükkökten, fundador da rede social, o que gerou especulação sobre a volta do Orkut. Apesar disso, não houve atualizações na página inicial da plataforma desde então, que segue ativa com uma mensagem que termina com a promessa "vejo você em breve!"
Mais recentemente, Orkut Büyükkökten afirmou em entrevistas, uma delas à revista britânica Wired, que prepara o lançamento de uma nova rede social. Ele não revelou o nome da nova plataforma, e nem confirmou que se trata de uma volta do Orkut. Apesar de dar poucos detalhes, o engenheiro turco disse que sua próxima rede social "alavancará a IA e o aprendizado de máquina para otimizar a melhoria da felicidade, unindo as pessoas, promovendo comunidades, empoderando os usuários e criando uma sociedade melhor. A conexão será a pedra angular do design, interação, produto e experiência".
Depois que o Orkut foi encerrado, Büyükkökten ainda lançou uma outra rede social chamada "Hello", que também não está mais ativa. Ela era focada, segundo ele, em "conexão positiva". Em vez de "likes", a plataforma tinha "loves", e os usuários podiam escolher entre mais de 100 personas, e então eram conectados a pessoas com interesses em comum.
"Vejo o Hello como o próximo passo na evolução do Orkut.com. É a continuação da jornada", disse Büyükkökten em entrevista a Época NEGÓCIOS em 2016, na ocasião do lançamento da Hello. A plataforma foi encerrada em 2020. Informações da Época Negócios.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado