Passagem do furacão Milton deixa 10 mortos na Flórida

10 de Outubro 2024 - 17h03

O furacão Milton, considerado um dos mais perigosos dos últimos tempos por autoridades americanas, tocou o solo na Flórida por volta das 20h30 (no horário local; 21h30, no horário de Brasília), desta quarta-feira (9) e deixou a costa em direção a Bahamas. O fenômeno perdeu força e se tornou um ciclone pós-tropical, segundo último boletim divulgado pela NHC (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês). Ele causou ao menos dez mortes, segundo o governo. A informação é do UOL.

Foto: EFE/EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH

O que aconteceu

Pelo menos cinco mortes ocorreram em Saint Lucie. A área foi atingida por tornados antes do furacão tocar o solo, segundo as autoridades. Segundo o canal NBC News, "vários idosos" que estavam em duas casas de repouso foram levados a hospitais. O Serviço Nacional de Meteorologia do país informou que pelo menos 27 tornados aconteceram no estado na quarta-feira. A quinta morte foi confirmada na tarde de hoje pelo governador da Flórida, Ron DeSantis.

Duas mortes foram registradas em São Petersburgo. A informação foi atualizada em uma coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (10), pela polícia local. De acordo com as autoridades, uma morte foi um incidente "médico" e a outra" foi de alguém que foi encontrado em um parque" com causa de morte pendente, disse o chefe da polícia de São Petersburgo, Anthony Holloway.

No Condado de Pasco, ao norte de Tampa, dezenas de moradores foram resgatados. Autoridades informaram que os resgates aquáticos após o furacão Milton estão em andamento e que as equipes resgataram 22 pessoas até agora.

Teto de estádio que seria usado como abrigo foi arrancado pelos ventos. Em São Petersburg, o Tropicana Field, estádio de baseball, ficou parcialmente destruído. Ninguém ficou ferido. No começo da semana, o governador da Flórida, Ron DeSantis, afirmou que o local seria usado para abrigar 10 mil pessoas durante a limpeza dos escombros na região. Agora, autoridades orientam que a área seja evitada.

Cidade teve o fornecimento de água interrompido. Não há previsão de normalização. Também em St. Petersburg, o rompimento na tubulação de água forçou a parada do abastecimento de água potável, de acordo com a rede notícia CBS.

"A paralisação temporária deve durar até que os reparos necessários possam ser concluídos". O fechamento das adutoras em toda a cidade começou à 00h desta quarta-feira (no horário local; 01h da manhã, no horário de Brasília), afirmou o comunicado enviado à imprensa norte-americana.

"Os reparos serão feitos assim que for seguro para as equipes" para "resolver o problema e evitar maiores complicações". Um aviso para ferver a água também foi colocado em prática até novo aviso.

Mais de 3,2 milhões de clientes na Flórida estão sem energia. A plataforma PowerOutage.us mostra que Tampa e St. Petersburg já registram chuvas intensas e ventos fortes com aproximação de Milton.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias