Projeto para um dos maiores estádios do mundo antes da Copa de 2030 é revelado
A final da Copa do Mundo da Fifa de 2030 está a cinco anos e 11 meses de distância, e o projeto do estádio que espera sediar a partida foi finalmente revelado.
O Grand Stade Hassan II, estádio de futebol no Marrocos – um dos três países que sediarão o torneio, junto com a Espanha e Portugal – está sendo promovido pelos designers Oualolou + Choi e Populous como potencialmente “o maior estádio de futebol do mundo”, com uma capacidade planejada de 115 mil lugares.
O estádio será situado em um terreno de 100 hectares (aproximadamente 247 acres) em El Mansouria, uma cidade ao norte de Casablanca, com um design que, segundo a Populous, lembra um “moussem”, um tipo de tenda comunitária tradicional.
A versão do Grand Stade será feita de uma treliça de alumínio, que cobrirá tanto os torcedores dentro do estádio quanto jardins em camadas na parte externa das arquibancadas, além de um jardim botânico no térreo.
De acordo com Tarik Oualalou, diretor de design e sócio-fundador da Oualalou + Choi, o projeto “está profundamente enraizado na cultura marroquina, com suas tradições e expressões contemporâneas”, escreveu ele em nota à imprensa.
A configuração parece adaptada para eventos da Copa do Mundo da Fifa: as arquibancadas em si serão separadas em zonas para torcedores de admissão geral em cada extremidade (com capacidade para quase 30 mil em cada), enquanto a seção principal será dedicada a camarotes, hospitalidade, VIPs e VVIPs, de acordo com a nota.
“(Ele) será um local verdadeiramente icônico, um marco para o Marrocos e para o futebol em si, que se tornará um dos grandes estádios do mundo”, disse Christopher Lee, diretor administrativo da Populous, EMEA.
Após cinco tentativas fracassadas de sediar a Copa do Mundo, o Marrocos finalmente conseguiu uma chance quando a Fifa anunciou em outubro de 2023 que o país sediaria as finais de 2030 ao lado de Espanha e Portugal, em um formato incomum e prolongado que também verá um jogo comemorativo realizado no Uruguai, Argentina e Paraguai, cada um para marcar o centenário da competição.
Preparativos para as obras de fundação no local fora de Casablanca já começaram, dizem Oualolou + Choi e Populous, então espera-se ver esse grandioso projeto ganhar vida nos próximos anos.
CNN
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado