RACISMO: Vinícius Junior é chamado de macaco no maior programa esportivo da Espanha
Por Marcus Arboés
Lamentável e ridículo. Já não bastando ser criticado exageradamente pela imprensa espanhola por comemorar seu gol dançando, Vinícius Jr foi vítima de racismo, hoje (15).
Foto: Mega HD / El Chiringuito
Pior: o palco do comentário foi o maior programa esportivo da Espanha: El Chiringuito. O autor da fala foi Pedro Bravo, presidente dos agentes de jogadores da Espanha.
Em sua fala, enquanto criticava o atleta do Real Madrid pela comemoração dançando, exigindo respeito, usou a expressão "hacer el mono", que faz alusão a "fazer idiotices", porém, não deixa de ser uma expressão racista.
No seu twitter, Pedro Bravo tentou se justificar:
"Quero deixar claro que a expressão "hacer el mono" que utilizei mal para qualificar a dança da comemoração dos gols que Vinícius Junior faz, foi feita de maneira metafórica (fazer bobagens). Como minha intenção não foi a de ofender ninguém, peço desculpas sinceras. Perdão!"
Antes de qualquer julgamento, na Espanha, a fala pode ser enquadrada como crime de discurso de ódio. Ainda assim, alguém se vê no direito de usar esse tipo de expressão por causa da liberdade e da flexibilidade para pregar maldade.
Já a resposta de Vinícius Junior pode ser dada, além da justiça, no campo. Com seu futebol alegre e comemorando dançando, para a tristeza de quem o odeia.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado