A Rede Sustentabilidade e o PRD oficializaram, nesta quarta-feira (6), o apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados. Com a adesão desses dois partidos, que juntos somam seis parlamentares, o número de legendas apoiando Motta chega a 14, das 19 com representação na Casa.
A noticia é do portal R7. Ao todo, o candidato do Republicanos conta agora com o respaldo de 379 deputados. Ainda sem declarar apoio estão União Brasil, PSD, Avante, Solidariedade, Novo e PSOL.
Os apoios ao deputado paraibano foram confirmados após reuniões com o deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE) e com o líder do PRD, deputado Fred Costa (MG).
As sucessivas declarações de apoio a Motta têm pavimentado o caminho para uma possível candidatura única à presidência da Câmara, com o deputado próximo de uma unanimidade entre os partidos.
Oficialmente, Motta ainda disputa o cargo com Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil, e Antonio Brito (BA), líder do PSD, ambos representantes de bancadas expressivas que seguem em negociação para abrir mão de suas candidaturas.
O R7 apurou que as negociações com o União Brasil estão em estágio avançado, e a desistência de Nascimento seria apenas uma questão de tempo. Em troca, o deputado busca garantir a presidência da CMO (Comissão Mista de Orçamento) para o próximo ano e a relatoria do Orçamento de 2026. O União tem 59 deputados.
Já o PSD busca garantir uma representação proporcional do partido nos cargos da mesa diretora e no comando das comissões permanentes. O PSD tem 44 parlamentares.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado