“Um copo de água não se nega a ninguém”, pelo visto, é um dito popular que não vale para restaurantes da capital paulista. Os estabelecimentos entraram na Justiça para poder negar dar água da torneira aos clientes. A ação é contra uma lei da cidade de São Paulo, vigente desde 2020 e que obriga bares e restaurantes a fornecerem água de torneira de forma gratuita aos clientes que solicitarem.
Em fevereiro, o processo chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e será relatado pelo ministro Edson Fachin. Isso depois de a Confederação Nacional do Turismo (CNTur) obter decisões favoráveis contra a legislação na Justiça de São Paulo, em duas instâncias.
Segundo uma fonte entrevistada pelo portal Metrópoles, na capital paulista, um dos restaurantes já nega dar água de torneira aos clientes é o Carlota, localizado em Higienópolis, bairro nobre da região central de São Paulo.
Outro relato é da cliente que foi surpreendida não só com a recusa do restaurante, mas com uma carta da CNTur contando as vitórias judiciais e informando que não serviria a água. No local, a água de garrafa custava 9 reais. Com informações do Metrópoles.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado