A retenção de líquidos é um problema relativamente comum. Na maioria das vezes, ela está relacionada a exageros na alimentação, que levam o organismo a demorar mais para eliminar toxinas.
A notícia é do Metrópoles. O incômodo provocado pelo quadro pode ser grande: além da aparência de inchaço, a retenção de líquidos pode causar desconforto e até dores no corpo.
Possíveis causas para a retenção de líquidos:
– Alto consumo de alimentos ultraprocessados ricos em sódio;
– Beber pouca água durante o dia;
– Consumo de bebidas alcoólicas;
– Alterações hormonais;
– Doenças: como insuficiência cardíaca, insuficiência linfática, síndrome nefrótica, hipotireoidismo e cirrose hepática.
Como saber se estou com retenção de líquidos?
A retenção hídrica geralmente é mais visível nas pernas, barriga, rosto ou mãos. Se você nota um aspecto mais inchado no corpo de um dia para outro, é provável que tenha retenção hídrica. Outros sinais são marcas de roupa nas pernas, braços e cintura, ou quando as peças deixam de servir em um curto espaço de tempo.
O que fazer para evitar a retenção hídrica?
Bons hábitos de vida costumam ser suficientes para evitar a retenção hídrica, especialmente os relacionados à alimentação. É importante cuidar da hidratação do corpo e evitar alimentos ultraprocessados com muito sal.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado