RN: Relatórios em posse da Justiça Eleitoral apontam que facções tentam eleger políticos no RN

02 de Outubro 2024 - 12h47

O Jornal das 6 destacou a reportagem exclusiva do Portal 96 que apontou, com base em informações do Tribunal Regional Eleitoral e da Procuradoria Regional Eleitoral, que facções criminosas estão financiando e apoiando candidaturas no interior do Rio Grande do Norte. Entre os municípios onde os grupos estão atuando, está a cidade de Jardim de Piranha, onde cresceu um dos líderes nacionais do PCC, Valdeci Colorido, que chegou a ser o número 2 da facção criminosa do Brasil. 

A informação da atuação das facções foi confirmada pela Procuradoria Regional Eleitoral, durante julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), que aprovou o envio de tropas federais para a cidade no dia da eleição - 6 de outubor.

"No caso da 26ª zona eleitoral, o juízo juntou relatórios que denotam a possível participação de facções criminosas no patrocínio de grupos políticos locais, de modo a influenciar o ambiente das eleições das referidas municipalidades. Desse modo, manifestam-se presentes os motivos fáticos que justificam a presença de tropas federais nos referidos municípios", afirmou a procuradora regional eleitoral, Clarisier Morais. 

Colorido e o PCC

Jardim de Piranhas foi o município onde cresceu um dos líderes do PCC, Valdeci Alves dos Santos, conhecido como Colorido. Ele chegou a ser o número 2 da facção criminosa nas ruas, mas acabou votando para a prisão em 2022. 

Colorido é irmão de Pastor Júnior, preso recentemente e condenado a 87 anos de prisão acusado de lavar dinheiro do PCC, enviado por Colorido, por meio da compra de igrejas evangélicas e fazendas, justamente, na região de Jardim de Piranhas. 

Municípios que já solicitaram Tropas Federais

Na sessão administrativa de 24 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral já tinha aprovado, por unanimidade, o envio de apoio da Força Nacional para garantir a segurança no 1º turno das Eleições, em 12 Estados, incluindo o Rio Grande do Norte, para o município de João Dias. 

 

Além disso, o TRE-RN também solicitou reforço federal para o município de São Gonçalo do Amarante. A Corte aprovou por unanimidade, o envio do pedido ao TSE no dia 26 de setembro. 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Junior Olimpio 24/10/24 13:53

Infelizmente já é uma Realidade, porém o Mal se Destrói pôr se Só.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado


Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias