A saúde da mulher é um assunto muito importante, e cada mulher tem algumas necessidades específicas que vão variando de acordo com a as fases da vida, seja ela puberdade, gravidez e a menopausa.
Mas esse assunto, até as primeiras décadas do século XX, aqui no Brasil era voltada apenas a questões como partos e gestação. Com o passar do tempo, a Saúde da Mulher começou a ser um assunto tratado com importância para que as mulheres tenham uma qualidade de vida melhor.
Mas apesar disso, o cenário atual ainda está longe do ideal. Porém agora, há mais consciência e humanização em relação às necessidades das pacientes do sexo feminino.
Nessa matéria, você verá alguns cuidados essenciais para uma qualidade de vida melhor.
Veja os pincipais cuidados com a saúde da mulher:
- Realização periódica de exames preventivos, principalmente contra o câncer de colo de útero a partir dos 25 anos de idade e contra o câncer de mama depois dos 50 anos;
- Priorização da saúde mental, para evitar transtornos psicológicos e até para combater situações de vulnerabilidade (como possíveis pressões, negligências e até abusos);
- Métodos contraceptivos, que podem ser diversos (DIU, pílula, camisinha, etc.) e demandam plena conscientização para evitar gestações indesejadas sem comprometer o bem-estar e a saúde, além da presença de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e IST (Infecções Sexualmente Transmissíve);
- Cuidado com higiene para evitar infecções comuns, como a candidíase. E também é immporter usar apenas produtos recomendados para a área (e pelo médico), além de evitar uma limpeza agressiva.
Vale lembrar também a importância de conhecer o próprio corpo e ficar sempre atento ao organismo, porque assim, será fácil identificar sinais que devem receber a atenção de um médico — por menores que sejam. Fazer o autoexame de mama, é por exemplo um ato de cuidado com si mesma, demonstrando a importância de se conhecer.
Mayane Lins
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado