Saúde: vacinação em crianças inicia em 10 de janeiro, mas com receita

24 de Dezembro 2021 - 10h43

A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos será liberada a partir do próximo dia 10. A informação foi antecipada ao Portal Metrópoles por uma fonte do Ministério da Saúde. 

Por sua vez, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, detalhou, em conversa com jornalistas na quinta-feira (23), que será necessária a apresentação de prescrição médica para a imunização. Além disso, crianças com comorbidades serão priorizadas na campanha.

“A nossa recomendação é que essa vacina não seja aplicada de forma compulsória. Ou seja, depende da vontade dos pais. Os pais são livres para levar os seus filhos para receber essa vacina. Essa vacina estará vinculada à prescrição, e a recomendação obedece a todas as orientações da Anvisa”, disse Queiroga.

“A nossa ideia é contemplar como prioritárias, na forma da lei, as crianças que têm comorbidades ou que têm contato com pais ou com pessoas que são imunodeficientes, mais vulneráveis. Isso porque a criança eventualmente pode, ao contrair o vírus, transmitir o vírus para uma pessoa de maior vulnerabilidade”, prosseguiu o ministro da Saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quinta-feira (16/12), a indicação da vacina da Pfizer em crianças.

Queiroga havia anunciado, no sábado (18/12), que o governo federal decidirá sobre a vacinação para crianças em 5 de janeiro. Segundo ele, no dia 4 do mesmo mês, será realizada uma audiência pública para discutir o assunto.
 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado