[VÍDEO] Educação no ambiente digital foi a saída dos empreendedores para superar os efeitos da pandemia no RN

29 de Junho 2022 - 17h52

Por William Medeiros.

Todos já sabem dos efeitos negativos que a pandemia gerou. Mas, algo que pouco se comenta é sobre como alguns aproveitaram o momento para seguir aquele ditado: "na crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços". Durante este período, muitos tiveram que se adaptar e buscar conhecimentos para conseguirem sobreviver. Para se ter ideia, cerca de 67 mil empreendedores solicitaram apoio digital ao sebrae em 2021, quando a pandemia já estava começando a ser minimizada. Agora, em 2022, os registros já chegam 78 mil. Os dados comprovam outro ditado: "Quem é brasileiro não desiste nunca".

Um desses brasileiros que não desistem é o empresário Daniel Salustiano. Ele é dono da Invictus, uma empresa que dá treinamentos e oferece orientação de carreira aos clientes. "A ideia é que, de fato, a partir das nossas formações, cada pessoa formada pela Invictus consiga ter o seu próprio protagonismo. Para que consiga, realmente, fazer a diferença no mercado de trabalho ou como empreendedor", disse. 

Apesar do negócio ter nascido bem antes, o desenvolvimento foi durante a pandemia, onde o emprendedor percebeu que poderia utilizar os meios digitais para ajudar as pessoas. "Sai do meu emprego e comecei a empreender sozinho. Nesse momento percebi o quanto era difícil, principalmente na pandemia. Mas, muita coisa me ajudou em relação, principalmente, a questão das aulas à distância. Então, isso ajudou a empresa, principalmente, na questão dos custos físicos porque era só na minha casa", contou Daniel.

Uma das pessoas alcançadas por Daniel foi o estudante de ciências contábeis Douglas Vieira. A partir dos conhecimentos da Invictus, ele incluiu várias empresas da sua família no ambiente digital. "Tanto a do meu pai, do meu padrasto e da minha mãe, eu incluí todas essas empresas que hoje em dia eles tem na questão mais digital. Fiz Instagram e comecei a incluir o Whatsapp para os clientes terem outra forma de fazerem pedidos. O Instagram é para estar divulgando alguma promoção ou para estar lembrando sempre tipo 'a gente está aqui, a gente está aqui'. Hoje em dia é super necessário, qualquer empresa ela necessita ter um polo digital", comentou. 

A analista técnica do Sebrae Maiza Pessoa explicou a importância dos empreendedores terem se adaptado ao ambiente digital através da educação. "Estes empreendedores tiveram acesso ao que, antes, eles tinham o custo da viagem. Então, foi um aspecto bem positivo e acabaram se habituando ao online que, até então, era bem complexo, muitos não sabiam nem utilizar essas salas. O Sebrae também se adequou à necessidade do público, investindo na sua plataforma de conteúdos exclusiva, com diversas capacitações e disponibilizando consultorias gratuitas. 

Foto: Freepink.

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