Secretaria de Saúde confirma estoque crítico e falta de soro antirrábico em hospitais do interior do RN
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu um alerta à população e informou que falta soro antirrábico (SAR) e Imunoglobulina Antirrábica Humana (IGHAR) nos hospitais regionais de Mossoró e Pau dos Ferros, no Oeste potiguar.
Normalmente os imunobiológicos são usados para a prevenção da raiva humana, realizada em cinco unidades de referência no Rio Grande do Norte.
Segundo o governo, até o último dia 10, o estoque registrado na rede de frio estadual é de 10 ampolas de soro e 30 de imunoglobina. A quantidade é capaz de abastecer o RN no máximo por uma semana. O estoque ficará concentrado no Hospital Giselda Trigueiro, segundo a pasta.
A Sesap informou que fez um pedido emergencial ao Ministério da Saúde, mas não há previsão para liberação. Desde o fim de 2022, a Secretaria tem emitido documentos e realizado reuniões com as unidades de referência e profissionais de saúde, para alertar sobre a situação e estimular o uso racional do produto.
Os insumos são fornecidos pelo Ministério da Saúde, porém, segundo o governo do estado, há uma instabilidade de abastecimento desde 2014, por causa da necessidade de adequação dos laboratórios da Fundação Ezequiel Dias e Instituto Vital Brasil para cumprir as normas de boas práticas de fabricação exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Atualmente apenas a Fundação Butantan (FB) está fornecendo os imunobiológicos e sua capacidade produtiva máxima não atende a toda demanda do país. Agravando o quadro, em novembro de 2022, houve uma intercorrência na produção do soro na Fundação Butantan, resultando na interrupção do fornecimento.
G1/RN
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado