Site do Ministério da Saúde sofre ataque hacker e sai do ar; veja se afeta o Carnatal

10 de Dezembro 2021 - 07h47

O site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/) sofreu um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10) e saiu do ar. Segundo a mensagem publicada no endereço, “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”,

Todos os portais da pasta, como o “ConecteSUS” e o “Portal Covid” também foram afetados e se encontram sem possibilidade de acesso.

O Lapsus$ Group, que assume a autoria do ataque cibernético, diz que 50 terabytes de informações foram retirados do sistema e estão em posse do grupo. “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem no site.

O portal sofreu um “ransomware”, ataque hacker caracterizado pela paralisação dos sistema seguido de um pedido de resgate para liberação. Diante da situação, empresas e agências atingidas devem tomar a difícil decisão sobre pagar ou não os hackers para remover a interrupção.

A AIG, uma das maiores seguradoras do mundo, diz que viu um aumento de 150% nos pedidos de resgate e extorsão entre 2018 e 2020. Os pedidos de resgate agora respondem por um em cada cinco pedidos de seguro cibernético, acrescentou a empresa.

O ataque aconteceu por volta da 1h da manhã. Cerca de duas horas depois, a mensagem saiu do ar e o site está indsponível para acesso.

CARNATAL

Com o ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde, o aplicativo do ConecteSUS deixou de apresentar comprovantes de vacinas e saiu do ar na madrugada desta sexta-feira (10). Para evitar problema na retirada do comprovante de vacinação para acessar eventos, inclusive o Carnatal, saiba o passo a passo de como tirar o certificado.

Sem essa opção para conseguir baixar o comprovante de vacinação contra Covid-19, exigido por vários estados e municípios por causa do passaporte vacinal, as pessoas imunizadas contra a doença no Rio Grande do Norte podem recorrer ao sistema RN Mais Vacina.

A ferramenta foi desenvolvida durante a pandemia pelo Laboratório de Inovação em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN) e usado pelo governo e municípios potiguares na administração e aplicação das doses dos imunizantes.

Veja abaixo o passo a passo para baixar o comprovante de vacinação.

 

Saiba como acessar

 

 

  • O sistema pode ser acessado pelo site https://maisvacina.saude.rn.gov.br/cidadao/
  • Após clicar no link, o usuário deverá selecionar a campanha da Covid-19
  • Na página seguinte, você deve clicar em cidadão
  • O próximo passo é preencher o CPF e a senha cadastrada no ,momento da vacinação
  • Em caso de esquecimento da senha, você pode clicar em "esqueci a senha" e receber um link para redefinição no seu e-mail.
  • Na sua área de perfil, basta clicar em "certificado de vacinação" e escolher o idioma (Português, Inglês ou Espanhol) para receber seu certificado.
Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias