Tarefa pelo Dia da Consciência Negra pede que alunos colem palha de aço em desenho para representar cabelo
Uma tarefa passada numa escola mineira em função do Dia da Consciência Negra, celebrado no último sábado, dia 20, repercutiu na web por pedir que os alunos usassem palha de aço para representar cabelo afro num desenho.
A atividade prática, datada desta segunda-feira, foi entregue a uma turma do 3º ano do ensino fundamental da Escola Maria Azevedo Costa, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Ribeirão das Neves (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
"Dia da Consciência Negra, cole bombril no cabelo", dizia o enunciado do dever escolar, que gerou polêmica entre parentes dos estudantes.
Nas redes sociais, críticas à comparação entre palha de aço e cabelo afro não são uma novidade e, com o Dia da Consciência Negra, a temática foi reforçada por postagens que caracterizam esta percepção como racista.
Numa família de negros e indígenas, nasci com cabelo crespo, lábios grossos, nariz largo... e pele branca. Nunca falaram do meu "cabelo bombril" nem do nariz largo. Óbvio: Tenho pele branca. Não é cabelo, nariz ou boca: É a cor da pele que dita a visão de gente preconceituosa.
Fonte: O Globo.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado