Ao menos 15 estados e o Distrito Federal já tornaram o uso de máscara facultativo, segundo um levantamento feito pela CNN.
Maranhão liberou uso de máscaras em locais fechados em municípios com mais de 70% da população vacinada e o Acre voltou atrás e permite liberação de máscaras apenas em ambientes abertos.
No entanto, as decisões de flexibilização tem dividido a opinião de especialistas.O Boletim do Observatório da Fiocruz diz que é necessário ter prudência na adoção de qualquer medida de flexibilização, tanto pelo possível impacto do Carnaval e o potencial aumento de casos e internação por Covid-19, como pela “vacinação que avançou bastante, mas precisa ir além”.
Outros especialistas ouvidos pela CNN acreditam que a queda no número de casos e internações é favorável para apoiar as decisões, mas alertam que é necessário acompanhar de perto a evolução do vírus.
A flexibilização no uso de máscaras varia a cada estado. No levantamento feito pela CNN, sete estados e o DF retiraram a obrigatoriedade em locais abertos e fechados:
- Rio de Janeiro;
- Distrito Federal;
- Santa Catarina;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Rondônia;
- Alagoas;
- Maranhão.
Outras regiões permitem que as pessoas retirem as máscaras apenas em locais abertos:
- Mato Grosso do Sul;
- São Paulo;
- Goiás;
- Amazonas;
- Espírito Santo;
- Rio grande do Norte;
- Paraná
- Acre.
O Rio Grande do Sul deve desobrigar ao ar livre a partir desta quarta-feira (16) — decisão será publicada no Diário Oficial. Além disso, Sergipe aguarda votação sobre o assunto nas Assembléia Legislativa.
Com as atualizações, o uso de máscaras em qualquer ambiente segue obrigatório em: Sergipe, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima, Tocantins, Amapá e Pará.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado