O Brasil tem, em média, mil casos de roubos e furtos de carro por dia, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023.
A modalidade teve alta de 8% no ano passado e chegou a 373.225 mil ocorrências.
O histórico mostra uma tendência de alta nos crimes: em 2021, foram mais de 300 mil unidades furtadas e roubadas no país e, em 2020, 299,5 mil veículos.
Ainda segundo o Anuário, em 2022, 60,3% dos veículos subtraídos foram em ocorrências de furto e 39,7% em roubos.
Em termos relativos, quando calculada as taxas de ocorrências para grupos de 100 mil veículos registrados, se constata que, em 2018, a taxa de roubos e furtos por 100 mil veículos era similar, mas, de lá para cá, a taxa de roubos caiu 47,6%, enquanto a de furtos caiu apenas 19,6%.
Atualmente, furto é a principal modalidade criminal de subtração de carros no Brasil.
Só em São Paulo, estado com maior frota de veículos do país, foram registrados 18.574 roubos de carros no primeiro semestre de 2023, uma queda de 1,3% comparando o mesmo período do ano passado (18.574).
A quantidade de furtos teve uma alta de 4,2%. Em 2023 foram 47.196 registros só no primeiro semestre. No mesmo período do ano anterior, foram 45.296.
Um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostrou o ranking dos 10 carros mais roubados do Brasil entre janeiro e julho de 2023.
A pesquisa compara ainda com o mesmo período do ano de 2022.
Confira o ranking:
10º Lugar - Toyota Hilux (R$ 242.590)
9º Lugar - Fiat Strada (A partir de R$ 99.990)
8º Lugar - Fiat Siena (R$ 65.450)
7º Lugar - Hyundai HB20 (A partir de R$ 82.290)
6º Lugar - Ford Ka (A partir de R$ 48.990)
5º Lugar - Fiat Palio (modelo 2017 varia de R$ 35.319 até R$ 50.398)
4º Lugar - Chevrolet Corsa (modelo 2012 custa R$ 30.487)
3º Lugar - Chevrolet Onix (A partir de R$ 82.490)
2º Lugar - Fiat Uno (Varia entre R$ 56.777,00 a R$ 89.635,00)
1º Lugar - Volkswagen Gol (modelo G8 varia entre R$ 48.864,00 até R$ 122.800,00)
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