[VIDEO] Bolsista do Idema acusado de agressão afirma que foi agredido por vereadores

02 de Agosto 2024 - 15h45

O bolsista do Idema, Arthur Carvalho, enviou para a redação do Portal 96 um nota de direito de resposta pelo episódio em que foi acusado de agredir uma mulher dentro do órgão ambiental, durante a manifestação de pessoas autointituladas apoiadoras da obra de engorda da praia de Ponta Negra.

O texto foi acompanhado de um vídeo, que já havia sido postado no canal da 96 FM. Segue o texto na íntegra: 

"Prezado (a), bom dia!

Com base no direito de resposta assegurado pelo art. 5º, V, da Constituição Federal (“É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem") e pelo art. 2º da Lei nº 13.188/2015 ("Ao ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social, é assegurado o direito de resposta ou retificação, gratuito e proporcional ao agravo"), venho por meio deste solicitar, nos termos ao final indicados, a correção de informações falsas veiculadas em seu blog e programa de rádio/youtube, imputando-me equivocadamente responsabilidade por agredir uma mulher que se fazia presente nas dependências do IDEMA no dia 08 de julho de 2024 pela manhã (link), versão que foi mantida mesmo após a divulgação de imagens captadas pela TV Tropical comprovando que, na verdade, fui eu a vítima de três agressores, sem qualquer violência de minha parte.

No referido dia, cheguei ao IDEMA por volta das 8h da manhã para desempenhar minhas funções profissionais. Desde a minha chegada, observei uma manifestação organizada com faixas e adesivos padronizados. Por volta das 10h30, eu e três integrantes da Assessoria de Comunicação (ASSCOM – IDEMA) nos dirigimos ao portão do órgão para documentar a manifestação, procedimento padrão em tais situações.

Durante a gravação da manifestação, que tem uma duração de 7 minutos e 10 segundos, registrei a conduta de alguns políticos incitando a derrubada dos portões e proferindo palavras ofensivas. Como comunicador, expliquei minha função e pedi calma aos manifestantes, aconselhando-os a não derrubar o portão para não deslegitimar a manifestação.

Quando os manifestantes invadiram o prédio do IDEMA, continuei registrando os acontecimentos. Nesse momento, segundo as imagens da TV Tropical, fui agredido pelo vereador Robson Carvalho com uma cotovelada nas costas. Segundos depois, alguém tentou arrancar meu celular da minha mão, fazendo-o cair. Consegui recuperá-lo, mas, ao tentar sair da confusão, fui empurrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Eriko Jacome, de encontro com a parede.

Enquanto tentava me afastar da confusão, o Sr. Thiago Alexandre, para chegar até mim, aplicou um estrangulamento em uma mulher que estava à minha frente. Ao perceber a agressão iminente, empurrei o braço de Thiago Alexandre para me afastar. Ele então desferiu socos, chutes e joelhadas contra mim. Já de costas para o agressor, busquei a fuga, mas ainda assim, fui novamente agredido por ele com um tapa que acertou minha orelha e pescoço.

Na tarde do mesmo dia, registrei um boletim de ocorrência na delegacia e foi solicitado exame de corpo de delito, que constatou escoriações leves do lado direito da face, região cervical e orelha.

Nos dias que se sucederam à agressão que sofri, foram divulgadas mais informações inverídicas no que tange a minha vida profissional. Cumpre informar que o cargo de bolsista no IDEMA foi conquistado por meio de processo seletivo do edital FUNCITERN N° 011/2023, diferentemente do sugestionado por este meio de comunicação. Ainda é importante afirmar que realizei minha exposição individual no mês de maio de 2024 com recursos da Prefeitura do Natal e da Fundação Capitania das Artes, por meio da Lei Paulo Gustavo de 2023, sendo, portanto, infundada a suposição deste meio de comunicação sobre o financiamento da mostra por recursos do Governo Estadual do RN.

Diante dos fatos expostos, solicito a publicação desta resposta, na íntegra, com a mesma visibilidade da notícia falsa divulgada, simultaneamente à divulgação do vídeo presente em link no corpo deste email, nos termos da legislação brasileira. Agradeço desde já pela atenção e aguardo a devida correção.

Atenciosamente,

Arthur Carvalho

Bolsista do Idema"

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado