[VIDEO] Estudo aponta quem será eleito para a Câmara e quais vereadores podem ficar de fora

04 de Outubro 2024 - 13h11

Um estudo divulgado pelo Meio Dia RN, com o BG, apontou os partidos e federações que deverão eleger candidatos para a Câmara Municipal de Natal. O estudo aponta 32 vagas ocupadas, ou seja, três "flutuantes", visto que são apenas 29 cadeiras na CMN. Segue a lista, baseada em textos escritos pelo Blog do BG: 

PROJEÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR PARTIDO EM CIMA DO NOSSO ESTUDO: 

*UNIÃO BRASIL – 5 A 7 VEREADORES ELEITOS

No nosso estudo, a nominata do UNIÃO BRASIL poderá eleger de 6 a 8 vereadores.

Raniere Barbosa, Camila Araújo, Aroldo Alves, Robson Carvalho, Tércio Tinôco, Nina Souza, Chagas Catarino, Felipe Alves, Nivaldo Bacurau, Albert Dickson, Tarcio de Eudiane e Matheus Faustino foram os que mais se destacaram.

Esses 12 nomes lutam por 6 ou 7 vagas, podendo chegar a 8 caso outras nominatas tenham problemas com ponto de corte dos 20% para os candidatos serem eleitos.

1 – Levam vantagem na disputa Camila Araújo, Aroldo Alves, Ranieri Barbosa, Tercio Tinoco, Robson Carvalho, Nina Souza e Felipe Alves.

2 – No segundo bloco vem Chagas Catarino, Nivaldo Bacurau, Albert Dickson e Tarcio de Eudiane.

A possibilidade de Matheus Faustino conquistar uma das vagas, existe, porém é mínima. Não consideramos nenhum outro nome da nominata com possibilidade.

*FEDERAÇÃO PT / PCdoB / PV – 3 A 4 VEREADORES ELEITOS

No nosso estudo, a coligação da federação poderá eleger 3 ou a 4 vereadores. A possibilidade de uma 5ª vaga praticamente inexiste.

1– Hebert Sena, podemos afirmar que será o mais votado.

2 – Brisa, Daniel Valença, Júlia Arruda, Samanda também se destacaram e lutam pelas outras 2 ou 3 vagas.

Esses 06 nomes lutam por essas 3 ou 4 vagas, a nominata também depende do ponto de corte dos 20% de outras nominatas para conseguir atingir a quinta vaga.

A possibilidade de o Professor Carlos Silvestre conquistar uma das vagas, existe, mas é mínima. Não consideramos nenhum outro nome da nominata com possibilidade.

*REPUBLICANOS – 3 A 4 VEREADORES ELEITOS

No nosso estudo, o partido do Prefeito Álvaro Dias, o Republicanos, poderá eleger 3 ou 4 vereadores. A possibilidade de uma 5ª vaga é remota.

1- Irapoã, Daniel Rendall, Léo Souza, Veredor Peixoto, Kleber Fernandes e Max Serrão se destacaram em nosso levantamento. Esses 06 nomes lutam por essas 3 ou 4 vagas. A nominata também depende do ponto de corte dos 20% de outras nominatas para conseguir atingir a quinta vaga, que como falamos, bastante improvável.

2 – A nominata é uma das mais emparelhadas. Tem praticamente a mesma situação na disputa pelas vagas: Irapoã, Léo Souza, Kleber Fernandes, Vereador Peixoto, Daniel Rendall e Max Serrao. Qualquer um dos 6 podem ocupar as vagas. Com uma vantagem para Irapoã.

A possibilidade de Naleson Borges e Margareth Régia conquistar uma das vagas, existe. Porém é mínima. Não consideramos nenhum outro nome da nominata com possibilidade.

*PP – 2 A 3 VEREADORES ELEITOS

No nosso estudo, a coligação do PP poderá eleger 2 a 3 vereadores. A possibilidade de uma 4ª vaga é mínima.

1- Eriko Jacome é o nome será o mais votado e que vai ocupar a primeira posição. Outros 9 nomes lutam pela 2 ou 3 vagas, a nominata também depende do ponto de corte dos 20% de outras nominatas para conseguir atingir a terceira vaga.

2- A nominata é uma das mais emparelhadas. E tem na disputa pela 2 e 3 vagas, Adriana Quebra Osso, César de Adão Erison, Cícero Martins, Márcio Gomes, Flauber Soares, Dorys Cândido, Dr Geraldo Pinho, Daniel Santiago e Pedro Henrique.

*PSDB – 2 A 3 VEREADORES ELEITOS

No nosso estudo, a federação formada por PSDB e CIDADANIA poderá eleger 2 a 3 vereadores. A possibilidade de eleger uma 3ª vaga é muito provável.

1-Leva vantagem razoável para ser o primeiro da Nominata, Aldo Clemente.

2 – Lutam por essas 1 ou 2 vagas restantes, Hermes Câmara e Klaus Araújo.

2 – Correm por fora, Anderson Lopes e Cleiton da Policlínica. Não consideramos a possibilidade de um outro nome da nominata entrar na disputa por essas vagas.

*SOLIDARIEDADE – 2 VEREADORES ELEITOS

No nosso estudo, a coligação do Solidariedade poderá eleger 2 Vereadores. A possibilidade de uma 3ª vaga é remota.

1- Anne Lagartixa, Fulvio e Leila Maia foram os principais nomes da legenda que se destacaram em nosso levantamento. Esses 3 nomes lutam por essas 2 vagas, com favoritismo total para Anne Lagartixa, na disputa pela 2 vaga vem Fulvio e Leila Maia, com pequena vantagem para Fulvio.

2 – Corre por fora, Fausto Calixto. Não consideramos a possibilidade de um outro nome da nominata entrar na disputa por essas vagas.

*PSD – 2 VEREADORES ELEITOS

No nosso estudo, a coligação do PSD poderá eleger 1 ou 2 vereadores.

1- Uma das vagas e o mais votado será Luciano Nascimento.

2 – A segunda vaga que vai depender de votos de nominata e do ponto de Corte de 20% do coeficiente, ficará entre esses nomes se vier a acontecer: Erminio Félix, Raimundo Jorge, Dr Milano Máximo, Edivan Enfermeiro e Adriana da Sopa.

*PL – 2 VEREADORES ELEITOS

No nosso estudo, a nominata do PL poderá eleger 1 ou 2 vereadores, com grandes possibilidades de eleger 2.

1 – Na ponta de cima na disputa pelas 2 vagas, estão Giann Oliveira e Tony Henrique que lideraram o nosso estudo e Paulinho Pessoa. Os 3 tem grande favoritismo para ocupar as 2 vagas.

2- Correndo por fora tem Eliabe, Ariel, Elizabeth Biglione e Reny.

*PODEMOS – 1 A 2 VEREADORES ELEITOS

No nosso estudo, o PODEMOS deverá eleger um Vereador, com a possibilidade remota de fazer uma 2ª vaga na distribuição das sobras.

1 – O vereador Preto Aquino é o favorito a ocupar a vaga do partido.

Outros nomes que se destacaram e brigam pela possibilidade de ocupar uma segunda vaga se vier a acontecer: Sônia do Nova Natal, Brechinha da Padaria, Breno Queiroga, Tiago da Auto Escola, Elizangela, Aline Fernandes, Janaína Guerreira e José de Anchieta.

*PSOL / REDE – 1 A 2 VEREADORES ELEITOS

No nosso estudo, a Federação formada por PSOL-REDE, deverá eleger 1 Vereador e tem a mínima possibilidade de fazer uma 2ª vaga na distribuição das sobras.

1- Lideraram de forma equilibrada o estudo e brigam pela vaga, os candidatos Eribaldo e Thabatta Pimenta.

*MDB – 0 A 1 VEREADOR ELEITO

A nominata do MDB não performou bem em nosso estudo, o que nos faz apontarmos que o partido briga para fazer no máximo 1 vaga.

1- Júlio Protásio foi o único candidato que se destacou e a conquista de vaga do partido depende de um grande desempenho eleitoral do ex-vereador.

O partido precisa atingir pelo menos 80% do quociente e Júlio ultrapassar os 20% do quociente para ocupar uma vaga.

*DC – 0 A 1 VEREADOR ELEITO

Nosso estudo aponta que o DC pode ocupar 1 vaga de vereador. Para isso, o partido precisará atingir o quociente eleitoral e ter um candidato com pelo menos 10% do quociente. Caso não atinja o quociente, o partido terá de atingir pelo menos 80% do quociente, mas o ponto de corte do candidato sobe para 20%.

João Batista e Monzar Capriole foram os que mais se destacaram e possuem maior possibilidade de ficar com a possível vaga.

Se destacaram ainda no estudo os candidatos: Dra. Júlia Raquel, Gilberli Jerônimo, Silvio Dantas, Rogério Anacleto e Itanildo Reis.

TOTAL – 32 VAGAS COM FLUTUAÇÃO DE 3 VAGAS ENTRE AS 12 NOMINATAS QUE O ESTUDO MOSTRA QUE PODEM ELEGER VEREADOR. Algumas dessas nominatas não irão atingir os ponto de cortes, automaticamente se encaixando entre as 29 vagas existente.

OS PARTIDOS AVANTE, PDT, PSB, UP, PSTU E PRTB – NÃO VISLUMBRAMOS A POSSIBILIDADE DE ELEGER VEREADOR.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias