[VIDEO] Questão do Enem sobre "lógica do agronegócio" seria preconceito ao setor que não apoiou Lula
Começaram as polêmicas com relação as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois do tema da redação, chegou agora os questionamentos a respeito da "lógica do agronegócio", que teria carga preconceituosa ao agro brasileiro - setor bastante criticado por integrantes do Governo Lula e que não teria apoiado a eleição do atual presidente.
A questão foi destacada pelo Poder 360 e tratou de forma negativa à “propriedade privada”. Segundo a questão, “o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado”. No caderno de questões com a capa branca a pergunta sobre o agronegócio era a de número 89. Os itens são os mesmos para todos os candidatos, porém, a ordem é alterada conforme a cor da prova. Eis a transcrição da pergunta:
“No Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado. Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a “pragatização” dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”.
Segundo o comentarista da 96 FM, Breno Queiroga, a questão deixou clara a situação ideológica do Exame. Veja a questão na íntegra, e as alternativas, e o comentário no início do post.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado
Conversa mole 96 O texto está corretíssimo! Não precisa nem ser comunista p concordar ! Esse Breno aí tá vendo pelo em ovo. Parece que tá com falta de assunto na bancada.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado