Com estrutura organizada e serviços ampliados, a ação do Cadastro Único no Ginásio Nélio Dias começou, nesta quarta-feira (26), garantindo atendimento ágil e eficiente para famílias que precisavam atualizar ou realizar seu cadastro. No primeiro dia 2 mil pessoas foram atendidas, e a expectativa é que, ao longo dos três dias, 6 mil atendimentos sejam realizados. A ação segue até sexta-feira (28), das 9h às 16h, com entrada pelo Portão 8 do ginásio.
A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), busca ampliar o acesso da população aos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Minha Casa Minha Vida. Com a grande demanda pelo serviço, a ação foi planejada para oferecer um atendimento mais rápido e acessível.
Para quem esteve no local, a agilidade no processo e a organização da equipe fizeram toda a diferença. Antônio Ferreira, um dos usuários atendidos, elogiou a iniciativa. “Aqui está tudo ótimo, atendimento muito bom. Fazer uma ação dessa é maravilhoso, porque muita gente precisa e nem sempre consegue atualizar o cadastro rápido. Agora ficou muito mais fácil”, destacou.
A secretária de Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, reforçou o impacto positivo da ação e o compromisso da gestão municipal em garantir que as famílias tenham acesso aos benefícios sem burocracia.
“Nosso objetivo é facilitar a vida das pessoas. Sabemos que muitas famílias aguardam essa atualização há tempos, e essa ação foi planejada para atender essa demanda reprimida. Estamos garantindo que ninguém fique sem acesso aos seus direitos, com um atendimento humanizado, rápido e eficiente”, afirmou a secretária.
Além da equipe da Semtas, a ação conta com a parceria das Secretarias de Saúde e Educação, da Fecomércio, que está oferecendo serviços como corte de cabelo gratuito, e da Cosern, que na sexta-feira (28) realizará a troca de lâmpadas para usuários cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica.