Uma advogada foi presa em flagrante, na manhã desta quarta-feira (10), durante uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN) contra o núcleo estratégico de uma facção criminosa com atuação interestadual. Ela foi flagrada com bilhetes destinados a integrantes da organização que estão presos, suspeita de atuar como ligação entre os líderes encarcerados e a base criminosa.
De acordo com as investigações, a advogada se aproveitava das prerrogativas da profissão para repassar mensagens e auxiliar na manutenção da comunicação interna do grupo. Além dela, outras duas pessoas foram presas em flagrante, e a operação resultou ainda na apreensão de armas, munições e uma quantia significativa em dinheiro.
A Polícia Federal aponta que os alvos exercem funções centrais na facção, coordenando o tráfico de drogas e armas, além de participar de esquemas de lavagem de dinheiro. O núcleo já é associado a 11 homicídios e uma tentativa de homicídio, com a maioria ocorrida em 2025. As informações apontadas pela investigação serão enviadas à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa para continuidade das apurações.
A Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça do RN determinou o cumprimento de 15 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão em endereços nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Rondônia.