Os dois tomógrafos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde pública do estado, quebraram pela segunda vez em menos de um mês - em setembro os equipamentos também ficaram sem funcionar simultaneamente. A informação é do G1.
Um dos pacientes que precisou do exame neste fim de semana foi Damião da Silva, de 80 anos, que sofreu um acidente de bicicleta na cidade de Campo Grande e foi transferido para o Walfredo Gurgel, em Natal.
Com os equipamentos quebrados, ele precisou ser deslocado para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, para realizar a tomografia.
"Ele foi atropelado por volta das 8 horas, e, na cidade que ele residia, foram prestados os primeiros socorros. Ele foi encaminhado para o Walfredo Gurgel. Lá, de imediato, quando nós chegamos, fomos bem atendidos, e foi solicitado o raio-x e a tomografia, já que ele teve pancada na cabeça", contou a nora Ariedna Lima.
Segundo ela, Damião teve uma fratura exposta nas costas, onde foi colocado um curativo enquanto ele aguardava os exames.
"Ele passou muito tempo na maca deitado. Por quê? Nós chegamos no Walfredo às 14 horas, mas nós só conseguimos bater a tomografia às 18 horas, depois de esperar bastante", contou.
Após retornar ao Walfredo Gurgel, o paciente não resistiu aos ferimentos e morreu - antes mesmo de entrar na sala de cirurgia. Segundo a família, ele teve múltiplas fraturas, incluindo em cinco costelas, na clavícula e no pé, e também perfuração no pulmão.
Um dos tomógrafos tem nove anos, enquanto o outro tem 15. Segundo a direção do hospital, os dois tomógrafos são responsáveis por mais de 4 mil exames de imagem por mês.
O tomógrafo com nove anos passa por manutenção e necessita de troca de peças importadas. O outro aparelho, mais antigo, chegou a voltar a funcionar nesta segunda-feira (13), mas apresentou novas falhas durante os testes.
Segundo o diretor do hospital, Geraldo Neto, há uma necessidade de comprar de um novo equipamento, mas há um empecilho orçamentário para que isso ocorra.
O orçamento para a compra de um equipamento novo e mais moderno já foi feito, mas o hospital aguarda o direcionamento de verba: cerca de R$ 2,5 milhões.
Não há previsão, no entanto, para que essa compra seja realizada.
Imagem: Thiago César/Inter TV Cabugi