Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

PMN---BANNER-SITE---1820x400.gif

Economia

Carnaval de Natal 2026 deve ampliar fluxo turístico e fortalecer economia da capital

Passeio de buggy em Natal | Turismo | Crédito: Foto: Magnus Nascimento/Secom

Com expectativas positivas, o Carnaval de Natal 2026 deve consolidar ainda mais a capital potiguar como um dos principais destinos turísticos do Brasil durante o período de carnaval. A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) projeta crescimento no fluxo de visitantes, impulsionado pelo fortalecimento da programação cultural, pela ampliação da divulgação do destino e pelos resultados expressivos registrados no ano passado.

A programação do Carnaval de Natal 2026 tem papel estratégico na construção da imagem da cidade como destino turístico. A festa reúne uma grande manifestação cultural aliada a uma programação musical diversificada, distribuída em polos espalhados por diferentes regiões da cidade. Esse conjunto, somado às ações de promoção nacional e internacional do destino, fortalece a presença de Natal no circuito dos grandes eventos do país. Como destaca o prefeito Paulinho Freire, “Natal hoje está inserida no calendário de grandes eventos do Brasil”.

Esse cenário já pôde ser observado no desempenho do Carnaval de 2025, que demonstrou o potencial do evento. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Sanclair Solon, mesmo sendo o primeiro ano da atual gestão à frente da festa e com pouco tempo de planejamento, Natal apresentou números superiores aos de anos anteriores. “Para 2026, a expectativa é de aumento tanto no número de turistas vindos de outros estados quanto no fluxo de visitantes de cidades do interior do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Os dados confirmam essa tendência de crescimento. No Carnaval de 2025, Natal recebeu foliões de 16 estados brasileiros. Pesquisa da Fecomércio apontou que o percentual de turistas saltou de 28,2% em 2024 para 40,5% no ano passado, reforçando a consolidação da festa no calendário turístico nacional.

A rede hoteleira também já sente os reflexos positivos do evento. A capital registra média de quase 80% de ocupação para o período carnavalesco, índice considerado excelente pelo setor. Em relação ao impacto econômico, a expectativa é de que os números superem os R$ 196 milhões movimentados no Carnaval anterior, resultado que deverá ser confirmado a partir de pesquisas oficiais após o evento.

A promoção do Carnaval é resultado de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e o trade turístico, com cada instituição desenvolvendo estratégias próprias para ampliar a visibilidade da cidade e fomentar o turismo de forma integrada.

Mais do que os números de visitantes e a ocupação hoteleira, o Carnaval de Natal 2026 fortalece a economia criativa, impulsiona a cadeia de serviços e comércio ligados ao turismo e demonstra a capacidade da cidade de sediar grandes eventos com organização e segurança.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado