Sem enrolação, o Portal 96 traz a resposta para você, que está doido para "tomar uma", logo de cara: nenhuma vacina, incluindo todas para prevenir a covid-19, contraindica o consumo de bebidas alcoólicas ou exige precauções. A resposta é da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), envolvida nas decisões do Programa Nacional de Imunização (PNI). Não há interferência na resposta imunológica ou aumento do risco de eventos adversos.
"A ingestão de álcool, de maneira consciente, não implica em redução da eficácia vacinal. Entretanto, não devemos esquecer que o álcool afeta a ação de diversos medicamentos, além de facilitar outras infecções, quando ingerido em excesso", alerta Marcelo Otsuka, infectologista e coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Se você vai consumir ou já consome bebida alcóolica de uma forma não responsável, no entanto, fica o alerta: apesar de não afetar diretamente, o uso crônico e abusivo de bebidas alcoólicas pode vir a debilitar a sistema imunológico, aumentar o risco de infecções por vírus e bactérias, além de trazer diversos prejuízos à vida.