A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte homenageou, na manhã desta segunda-feira (19), a delegada Paoulla Maués com o título de Cidadã Norte-rio-grandense. A honraria, proposta pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), foi entregue em sessão solene no plenário da Casa, que reuniu parlamentares, autoridades civis e militares, familiares e amigos da homenageada.
“Estamos celebrando uma mulher que inscreve seu nome entre aqueles que honram o solo potiguar com coragem, integridade e dedicação ao bem comum”, afirmou Ubaldo, destacando a atuação de Paoulla à frente de iniciativas relevantes na Polícia Civil, como a criação do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade, além da passagem marcante pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Parnamirim.
Emocionada, a delegada agradeceu o reconhecimento, afirmando que a conquista não é individual. “É um título que simboliza acolhida, pertencimento e partilha de uma caminhada que nunca foi solitária”, disse. Ao usar a metáfora da “estrada”, Paoulla homenageou todos que fizeram parte de sua trajetória: família, amigos, colegas de profissão e representantes do Legislativo.
Natural de Belém (PA), Paoulla Maués é formada em Direito, com especialização em Ciências Penais. Antes de ingressar na Polícia Civil do RN em 2013, atuou como advogada em Pernambuco. No Estado potiguar, exerceu a função de delegada nos municípios de Santana do Matos e São Rafael, além da já mencionada Delegacia da Mulher. Atualmente, atua na delegacia de combate a crimes de racismo e exerce o cargo de diretora de planejamento e gestão estratégica da Polícia Civil.
Entre as autoridades presentes estavam o deputado Hermano Moraes (PV), o secretário de Segurança Pública Coronel Araújo, a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva e representantes da Marinha e do Exército. A cerimônia também contou com apresentação especial do Coral da Assembleia, que completou recentemente 21 anos.