O município de Coronel Ezequiel, situado no Agreste Potiguar, teve a situação de emergência reconhecida conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (25). Outras 13 cidades em diferentes estados também entraram para a lista.
No total, oito municípios, todos de Pernambuco - Barreiros, Belém de Maria, Calçado, Capoeiras, Ibirajuba, Jupi, Lagoa de Gatos e São João - foram atingidos por chuvas intensas. Já Coari, no Amazonas, e Curitibanos, em Santa Catarina, registraram inundações, enquanto Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, foi afetada por enxurradas. Por fim, Tanhaçu, na Bahia, e Deputado Irapuan Pinheiro, no Ceará, passam por um período de estiagem.
Recursos federais
Com o reconhecimento de situação de emergência, o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) deve destinar recursos para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.