Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Política

Dívida pública federal atinge maior nível desde 2015

Lula e Haddad

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Cecon, informou nesta quarta-feira, 28, que a dívida pública federal (DPF) aumentou 18% em 2025 em relação ao ano anterior, alcançando R$ 8,635 trilhões. A informação é do O Antagonista.

O crescimento representa o maior patamar desde 2015.

A DPF, que inclui dívida interna e externa, é contraída pelo Tesouro para financiar o déficit orçamentário do governo federal, ou seja, quando os gastos superam a arrecadação.

Segundo Cecon, o aumento do estoque da dívida em 2025 está relacionado ao aumento do colchão de liquidez, uma espécie de reserva financeira do governo.

“Esse olhar para a variação do estoque precisa ser relativizado. É preciso analisá-lo de forma mais ampla, considerando o que acontece com o colchão de liquidez, que poderia estar sendo consumido”, explicou.

Ele acrescentou: “O fato de o estoque ter crescido não significa necessariamente que foi um ano muito bom do ponto de vista fiscal.”

O subsecretário da Dívida Pública, Daniel Leal, destacou que o aumento da dívida de um ano para outro também pode estar relacionado aos juros ou a um bom momento do mercado, com maior emissão de títulos e recomposição do colchão de liquidez.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado