Uma jovem de 19 anos, Rebeca Tavares Almeida, foi presa na manhã desta sexta-feira (28/11) após participar, junto com o pai, Marcos Almeida da Silva, de um plano para matar a própria mãe usando chumbinho. A prisão foi feita por investigadores da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de São Gonçalo (RJ).
Rebeca inicialmente afirmou que a mãe havia sido envenenada pelo pai, que teria adulterado uma cápsula de um remédio de uso contínuo da vítima, inserindo o veneno. Ela disse que só soube do crime porque o próprio pai contou. A denúncia levou a Deam a abrir investigação, ouvir testemunhas e reunir laudos médicos.
Durante a apuração, porém, os policiais descobriram que Rebeca participou do planejamento. No celular dela havia pesquisas sobre chumbinho, outros venenos e até sobre perda de direitos à herança de herdeiros envolvidos na morte de familiares. Segundo a delegada Ana Carla Rodrigues Moura Nepomuceno, pai e filha buscavam ter acesso ao seguro de vida feito recentemente pela vítima.
Foram duas tentativas de homicídio. A primeira ocorreu com um cachorro quente envenenado, que fez a mulher passar mal, mas não morrer. Na segunda, a dupla violou uma cápsula do medicamento dela, novamente causando mal-estar, mas sem resultar em morte.
Rebeca foi detida nesta sexta (28), mas Marcos fugiu antes da chegada dos policiais. A casa dele estava vazia, com a chave do lado de fora. Na quinta-feira (27), ele telefonou para a vítima pedindo que cuidasse do filho adolescente do casal, indicando que pretendia desaparecer. As buscas por Marcos continuam.