Um lance inédito definiu o resultado da partida entre Caxias e Floresta, neste domingo, pela primeira rodada da Série C. O único gol da partida, marcado por Willen Mota para a equipe grená, teve origem em um escanteio marcado a partir da nova regra dos oito segundos para o goleiro repor a bola em jogo.
A informação é do GE. Já na reta final da partida no Estádio Centenário, aos 32 minutos do segundo tempo, o árbitro Luiz Augusto Tisne contou os segundos e assinalou a infração pela demora do goleiro Dalton, do Floresta-CE na reposição de bola. Com isso, de acordo com a nova regra, o Caxias ganhou um escanteio.
Após a cobrança da bola parada, a zaga do time cearense afastou mal e, na pequena área, Willen Mota aproveitou e finalizou para o fundo das redes. O gol garantiu a vitória do time de Caxias do Sul por1 a 0.
Entenda a nova regra
Antes do início do Campeonato Brasileiro, a CBF acatou a regra criada pela International Football Association Board (IFAB), entidade responsável pelas regras do futebol mundial, e adotou o novo regramento. A mesma determina que um goleiro tem oito segundos para repor a bola após uma defesa. Se o goleiro ultrapassar esse tempo, o árbitro marca um escanteio para o time adversário.
Dentro desta determinação, a orientação é que os árbitros contem mentalmente os primeiros três segundos. Na sequência, começa a contagem regressiva dos últimos cinco segundos com a mão erguida. O tempo começa a contar quando o goleiro assume o controle da bola, mesmo que esteja deitado.
A nova determinação também já marca presença nos jogos da Libertadores, Sul-Americana e estará no Mundial de Clubes de 2025.