O governo Lula quer entregar para a iniciativa privada serviços de transposição do Rio São Francisco, um dos símbolos da administração petista. A iniciativa, porém, não é nova. Ela foi suscitada ao longo do governo Jair Bolsonaro, mas foi criticada duramente por parlamentares do PT. A notícia é d'O Antagonista.
Agora, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR) abriu, em 31 de janeiro deste ano, uma consulta pública para a obtenção de sugestões para os “estudos de modelagem da concessão administrativa para apoio à prestação dos serviços públicos de adução de água bruta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF”.
O PISF é conhecido nacionalmente como a transposição das águas do Rio São Francisco, projeto iniciado em 2005 no primeiro governo Lula e que ainda não foi concluído.
Essa consulta pública estará em vigor até 7 de março deste ano e a iniciativa que abre margem para a privatização do Rio São Francisco está sendo viabilizada pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI/CC/PR) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Hoje, o PSIF é a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, com quase 500 quilômetros de canais nos Eixos Norte e Leste segundo o governo federal. “Seu principal objetivo é garantir segurança hídrica para cerca de 12 milhões de pessoas em 420 municípios nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, regiões historicamente assoladas pela escassez de água”.
Ainda de acordo com a União, a concessão do Projeto de Integração do Rio São Francisco “visa viabilizar investimentos, atividades operacionais e serviços de apoio necessários à prestação dos serviços públicos de adução de água bruta, consolidando o PISF como um marco na infraestrutura hídrica do Brasil”.
Lula disputou paternidade de Transposição do Rio São Francisco com Bolsonaro
Durante o ano de 2022, Bolsonaro e Lula disputaram a paternidade das obras de transposição do Rio São Francisco. Durante o primeiro debate de abertura do segundo turno daquelas eleições, na Band, a Transposição do Rio São Francisco foi tema de embate entre os dois.
Bolsonaro confrontou Lula dizendo que transposição do Rio São Francisco deveria ter terminado em 2010 e diz que o ex-presidente “negou água aos seus irmãos”.
Lula rebateu Bolsonaro e diz que maior parte da obra foi realizada pelo seu governo:
“Se tem uma coisa que é cara de pau, é esse cara. Eu fiz 88% das obras. Ele fez 3,5% do São Francisco”.