A Prefeitura de Natal deu início nesta terça-feira (15) às discussões para a revitalização do bairro da Ribeira, um dos mais tradicionais da capital potiguar. A primeira reunião do Grupo de Trabalho responsável pela iniciativa teve como foco a análise do projeto Estação Ciência Cidade do Sol, idealizado pelo professor da UFRN, José Dias, e pelo arquiteto Haroldo Maranhão.
A proposta prevê a instalação de equipamentos de cultura, lazer e espaços voltados a empreendimentos comerciais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da Ribeira e das Rocas.
Durante o encontro, a vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, destacou que o projeto contará com o envolvimento direto da gestão municipal. “Queremos ações que fomentem a educação, o lazer e a cultura. Esse projeto será efetivado com a integração total da prefeitura e, esperamos, a participação de outros agentes para o desenvolvimento maior da Ribeira”, afirmou.
Segundo Joanna, o Grupo de Trabalho tem como missão transformar ideias em ações concretas, superando entraves burocráticos e promovendo um planejamento efetivo. “Estamos empenhados em realizar um trabalho comprometido, sério e técnico, de acordo com as diretrizes do prefeito Paulinho Freire”, disse.
Um dos primeiros passos será o levantamento de propriedades abandonadas no bairro, que poderão ser incorporadas ao projeto. A proposta inclui a criação de praças, cinemas e até uma piscina natural no Rio Potengi.
A busca por parcerias público-privadas também está no centro das discussões. Para a Prefeitura, a união de esforços entre o setor público e a iniciativa privada será essencial para viabilizar a recuperação da região.
O Grupo de Trabalho é composto pelos secretários municipais Arthur Dutra, Shirley Cavalcanti e Iraci Azevedo; pelo consultor Cláudio Porpino; pelo professor José Dias (UFRN); pelo vereador Fulvio Saulo; e por técnicos da Setur, Semurb e Seharp. Uma nova reunião está prevista para a próxima semana.