Um idoso simpático, bem-humorado e lúcido, aos 101 anos, acaba de renovar a CNH, Carteira Nacional de Habilitação. E, ao ser informado que a validade será de três anos, o vovô determinado avisou que voltará em meados de 2028 para renovar novamente.
A noticia é do portal R7. Seu Ranulfo Custódio Alves mal sabia, mas a atitude dele, de chegar sozinho, dirigindo a caminhonete F1000, em Camapuã, no MS, emocionou o pessoal na agência do Detran. Nem o médico se segurou ao ver o centenário dirigindo com tranquilidade.
“Vou conseguir renovar por quanto tempo?”, perguntou o idoso, que não quer ninguém emperrando a vida dele: “O importante é eu ter minha vida com liberdade porque você combina com um motorista às 7h, ele chega às 9h. E eu não sou homem de esperar”, reagiu.
Assim, desse jeitinho, cheio de opinião e simpatia, Seu Ranulfo fez o exame oftalmológico e foi falando sobre vida e o prazer de dirigir. Ele contou que “guia” automóveis há 36 anos.
Os filhos queriam que ele contratasse um motorista, mas o idoso se recusa. Ele adorou saber que é o condutor ativo mais velho do Mato Grosso do Sul.
Para ele, o segredo está na prudência e na severa obediência às regras de trânsito. “Guio devagar, não passo de 70 km/h. Coloco meu carro na minha faixa. Quem tiver com pressa, me poda. Sou escravo da minha obrigação. Gosto de andar da forma correta, respeito muito a lei”, afirmou.
Feliz da vida, Seu Ranulfo foi aprovado no exame médico e conquistou mais três anos de habilitação, até 2028.
O médico responsável, Osvaldo Góis Figueiredo, porém, orientou que, ao dirigir, o idoso use óculos.