Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Brasil

Intoxicação por metanol: Anvisa aciona agências internacionais para trazer antídoto ao Brasil

fomepizol | reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionou agências reguladoras de vários países para viabilizar a chegada de antídotos contra intoxicação por metanol ao Brasil. Foram consultadas autoridades da China, Estados Unidos, União Europeia, Argentina, México, Canadá, Japão, Reino Unido, Suíça e Austrália.

O órgão também abriu edital para identificar fabricantes e distribuidores que possam fornecer o medicamento de forma imediata ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, já são quase 60 casos suspeitos de intoxicação por consumo de bebidas adulteradas em São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal. 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que foi solicitado à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o envio emergencial de 100 tratamentos com fomepizol, além da compra de outras mil unidades. O governo também anunciou um estoque estratégico de etanol farmacêutico, alternativa usada em casos de envenenamento, com 4,3 mil ampolas já disponíveis e previsão de compra de mais 150 mil.

Veja também:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado