O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (15), que uma nova conversa entre autoridades do governo brasileiro e dos Estados Unidos deve ocorrer na quinta-feira (16). Lula não especificou quem estará presente na nova rodada de negociação com Washington.
A noticia é do portal CNN. Em cerimônica de comemoração do Dia dos Professores no Rio de Janeiro, o chefe do Planalto voltou a narrar o breve encontro que teve com Donald Trump na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em setembro, e o posterior telefonema entre os dois no último dia 6.
Em 23 de setembro, discursando na sede das Nações Unidas em Nova York, Trump declarou ter tido uma "química excelente" numa rápida conversa com Lula. Na ocasião, o mandatário norte-americano destacou também que abraçou o líder brasileiro.
Duas semanas depois, Lula e Trump conversaram sobre as tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros. A chamada, que durou cerca de 30 minutos, teve "tom amigável" e foi positiva, conforme reiterado por integrantes do governo e pelo próprio presidente brasileiro.
Ainda no evento de hoje, no qual compareceu também o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), Lula enfatizou que o Congresso nunca teve qualidade "baixo nível como agora".