Uma ação conjunta entre forças estaduais e federais de segurança resultou, até o momento, na prisão de 30 pessoas durante a operação “Território Seguro”, deflagrada nesta quarta-feira (15) na Zona Oeste de Natal. A ofensiva tem como objetivo desarticular grupos criminosos envolvidos na chamada “Guerra de Facões”, conflito que intensificou a violência em comunidades da região.
Coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação mobiliza equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e do Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).
De acordo com informações preliminares divulgadas pela SESED, além das prisões, armas e drogas foram apreendidas. Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em diversos bairros da capital potiguar e também em outras cidades do estado.
A operação tem caráter inédito ao empregar, pela primeira vez de forma simultânea, as duas aeronaves da SESED, Potiguar 01 e Potiguar 02, utilizadas para dar apoio aéreo às equipes em solo e reforçar o monitoramento das áreas de atuação das facções.
Os detalhes da ação serão apresentados em coletiva de imprensa às 12h, no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL). Estarão presentes o secretário da SESED, coronel Francisco Araújo Silva, além de representantes das forças policiais envolvidas e do GAECO.
A SESED reforçou que a “Território Seguro” é uma operação integrada e estratégica, voltada a conter o avanço do crime organizado e restabelecer a sensação de segurança nas regiões afetadas pela disputa entre facções criminosas.