O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta quarta-feira (7), as datas dos depoimentos das testemunhas da acusação e da defesa dos réus acusados de suposta trama golpista para manter Jair Bolsonaro (PL) na Presidência da República após as eleições de 2022. A matéria é de Isadora Teixeira e Manoela Alcântara, do Metrópoles.
A oitiva por videoconferência do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi marcada para o dia 19 de maio, em horário entre 15h e 19h. Ibaneis é testemunha indicada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres, acusado de integrar o suposto plano de golpe. O governador afirmou que estará presente.
Ibaneis chegou a ser investigado e ficou afastado do cargo de governador por 64 dias, mas a apuração em relação ao emedebista foi arquivada por Moraes, após a PGR apontar ausência de crime.
Anderson Torres é acusado de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado.