O Ministério Público do RN abriu, nesta quinta-feira (2), um inquérito para apurar se a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) estaria cometendo alguma irregularidade na obra de uma trincheira na avenida Salgado Filho com a Alexandrino de Alencar, na zona Sul de Natal.
A denúncia foi realizada pelo síndico do prédio Tirol Way, complexo de condomínios e comércios na Salgado Filho. De acordo com o MP, a intenção é verificar se há irregularidades ambientais, por conta da derrubada de árvores para a preparação da obra.
Os trabalhos estão programados para iniciar no final deste mês. Para a construção da trincheira, o cruzamento da Avenida Salgado Filho com a Alexandrino de Alencar ficará parcialmente interditado pelo período de, pelo menos, nove meses, a partir do final de junho.
O orçamento para a obra é estimado de R$ 25 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional, com acréscimo de R$ 88 mil da Prefeitura de Natal.
A STTU estima que a obra deve absorver o fluxo de veículos dos próximos dez anos. Conforme o órgão, o número deve passar dos atuais 65 mil veículos para 95 mil veículos por dia.
PREFEITURA DE NATAL
Após a publicação da matéria, a Prefeitura de Natal informou que o projeto de construção de trincheiras foi tema da reunião que aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (2). No encontro com moradores e empresários da região, o prefeito Álvaro Dias acompanhou a apresentação sobre os detalhes da obra, com as intervenções no tráfego e os impactos na mobilidade urbana da área.
A previsão de execução da obra é de nove meses. Segundo o secretário adjunto da STTU, Walter Pedro, as trincheiras vão trazer mais fluidez ao trânsito da região. “O nosso plano de ação foi pensado para impactar minimamente a população e os comerciantes”, afirmou.
Ao final da reunião, o chefe do executivo municipal sinalizou que vai analisar as propostas do grupo e considerar alternativas para a execução do projeto. “Esse é um projeto estruturante antigo e que vai trazer uma melhor mobilidade para a área. Vamos manter o diálogo aberto para que vocês possam participar dessas decisões que são importantes para a nossa cidade”, finalizou o prefeito.