A Campanha de Imunização contra a Influenza foi iniciada em Natal, com vacinação disponível nas 60 salas da rede municipal de saúde e em pontos extras nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping. A ação tem como foco os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Neste ano, a vacina contra a gripe passa a integrar de forma permanente o Calendário Nacional de Vacinação para três públicos: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Esses grupos poderão receber a dose em qualquer período do ano nas unidades de saúde.
Durante o lançamento da campanha, o prefeito Paulinho Freire destacou a importância da ação preventiva. “Vacinar é salvar vidas. Estamos garantindo acesso contínuo à proteção para os mais vulneráveis e reforçando nosso compromisso com a saúde pública.”
O imunizante aplicado é do tipo trivalente, com proteção contra as cepas Influenza B, H1N1 e H3N2. A primeira remessa recebida pela capital contém 50 mil doses, com eficácia estimada entre 60% e 70% na prevenção de casos graves e óbitos, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Pinho.
Além dos grupos com vacinação de rotina, também fazem parte da campanha profissionais da saúde, puérperas, professores, indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais da segurança e das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte e portuários, profissionais dos Correios, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
A vacinação nas UBSs ocorre em horário comercial, com turnos manhã e tarde. Já nos shoppings, o atendimento é feito durante a tarde e aos sábados pela manhã. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, cartão de vacinação e, quando necessário, comprovante de pertencimento ao grupo prioritário.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir 90% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários.