Nesta segunda-feira (7), pacientes aguardaram por pelo menos 5 horas por atendimento na UPA Potengi, na Zona Norte de Natal. A unidade enfrentou superlotação na recepção e corredores, além de falta de profissionais e infraestrutura precária, com torneiras e equipamentos quebrados.
A direção atribuiu a demora à escassez de profissionais, como técnicos de enfermagem. A unidade atende, em média, 13 mil pessoas por mês — cerca de 450 por dia.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve aumento na procura por casos menos graves, como síndromes gripais, arboviroses e outras condições não urgentes, o que contribuiu para o atraso nos atendimentos. A pasta ressaltou que 70% dos casos nas UPAs não são de urgência e deveriam ser tratados na atenção primária.
A SMS reforçou que a UPA é um serviço de porta aberta, sujeito a alta demanda, mas que todos os atendimentos estão sendo realizados. A secretaria também informou que o raio-x da unidade está inoperante e aguarda conserto. Pacientes que precisam do exame são encaminhados a outros serviços.
Relatos de pacientes:
Ana Lúcia da Silva esperou das 10h às 16h.
Ana Carolina da Silva denunciou a falta de enfermeiros para curativos.
José Sabino, idoso, aguardava atendimento desde as 9h.
Germínia Bezerra relatou que seu irmão com microcefalia ficou no corredor após 24h em convulsão.
Sandra Carla Garcia afirmou que o raio-x está quebrado desde janeiro, e só conseguiu exame no Hospital Santa Catarina.
A SMS finalizou afirmando que trabalha para regularizar o fluxo o mais breve possível.
Imagem: Brunno Rocha/Inter TV Cabugi