O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou, nesta segunda-feira (28), mais uma faixa de tráfego sobre a Ponte de Igapó, em Natal. Com a mudança, o tráfego de veículos oriundos do Centro em direção à zona Norte agora acontece sobre uma das faixas da ponte decrescente, a mais próxima à linha do trem.
Atualmente, está disponível uma faixa de tráfego por sentido, sendo que a terceira faixa (faixa 2 da ponte, sentido zona Norte/Centro) é reversível. A previsão é que todo o equipamento seja totalmente liberado até o final de maio.
Com a liberação de mais este trecho das obras, os motoristas precisam ficar atentos à nova sinalização da Avenida Felizardo Moura, importante via de ligação entre a zona Norte e as demais regiões da cidade. A mudança, coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), tem como objetivo avaliar o funcionamento dos novos equipamentos, a comunicação com motoristas e pedestres, além da sinalização da faixa reversível e da faixa exclusiva para ônibus, que contará com placas luminosas de indicação de sentido.
Durante este primeiro momento de adaptação, equipes da STTU — compostas por inspetores e agentes de mobilidade — estarão no local para orientar os usuários da via quanto às novas regras, especialmente no que diz respeito às faixas reversíveis e exclusivas para ônibus, identificadas por luzes piscantes.
O funcionamento da faixa reversível obedecerá aos seguintes horários:
Das 5h às 12h: sentido Igapó/Bairro Nordeste;
Das 15h às 20h: sentido Bairro Nordeste/Igapó;
Das 12h às 15h e das 20h às 5h da manhã: a faixa será fechada ao trânsito.
Após a conclusão das obras na Ponte de Igapó pelo DNIT, a STTU dará início a uma nova operação de orientação, desta vez focada nos limites de velocidade da via.