Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1366x244px.gif

Esporte

Potiguar conquista ouro inédito no Mundial de judô paralímpico

Foto: Renan Cacioli/CBDV
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

A potiguar Rosi Andrade fez história nesta terça-feira ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Judô Paralímpico, em Astana, no Cazaquistão. Rosi, que compete na categoria até 52kg para a classe J1 (cegos), superou a turca Ecem Tasin, vice-campeã mundial em 2022, na final.

A informação é do GE RN. A trajetória de Rosi até o ouro incluiu vitórias sobre a uzbeque Shoira Khamidova, nas quartas de final, e a cazaque Alfiya Tlekkayl, na semifinal. A conquista tem um sabor especial para a potiguar, que havia sido derrotada por Ecem Tasin em sua estreia no Mundial de Baku 2022. Naquela oportunidade, Rosi conquistou o bronze.

"Eu ainda estou no processo de acreditar, ainda não consigo nem explicar, mas... que incrível! Que incrível! A competição toda em si, um torneio extremamente forte. Essa final foi contra uma adversária que me enfrentou no ciclo passado com lutas muito acirradas em que eu sempre acabava perdendo por um detalhe ou outro. E agora essa final deu tudo certo, foi mágico. Acho que aconteceu exatamente do jeito que tinha de ser", comentou.

Com o título, Rosi, de 27 anos, se junta a um seleto grupo de brasileiros campeões mundiais de judô paralímpico, sendo apenas a quarta atleta do país a alcançar o feito, ao lado de Antônio Tenório, Alana Maldonado e Wilians Araújo.

Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, Rosi Andrade nasceu com retinopatia da prematuridade e descobriu o judô aos 17 anos, após praticar balé e caratê.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado