Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Cidades

Prefeitura anuncia que vai apurar mortes por falta de oxigênio no RN

backup/dvu7wo5skr9y3hu9xhjp95ie3ttbu7.jpeg

A Prefeitura de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, emitiu nesta sexta-feira (29) uma nota em que afirma que vai apurar "minuciosamente" o caso dos pacientes que morreram pela falta de oxigênio no Hospital Municipal Aluízio Bezerra.

A declaração da gestão municipal acontece um dia após o Portal 96 trazer a denúncia de que o idoso, Manoel Ferreira da Silva, e Hanna Letícia da Silva Venâncio teriam morrido após uma "troca" durante o uso do balão de oxigênio.

O caso foi dado em primeira mão pelo jornalista Gustavo Negreiros, que relatou que como só havia um balão de oxigênio na unidade, os profissionais retiraram o equipamento do idoso e colocaram na jovem para tentar estabilizá-la. Com isso, os dois morreram.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até chegou com um estabilizador no local, mas já era tarde. Depois disso, houve confusão e gritaria, sendo necessário até o acionamento da Polícia Militar. 

Confira a nota da Prefeitura:

Considerando a veiculação pela imprensa de informações desencontradas e fora de contexto em relação aos fatos ocorridos no último dia 28/07/2022 no Hospital Municipal Aluízio Bezerra (HMAB), a direção clínica do HMAB vem a público esclarecer conforme segue:

1 - Quanto a falta de profissionais médicos no momento das intercorrências, o serviço dispunha de dois médicos plantonistas habilitados junto ao CRM/RN, e em nenhum momento houve desassistência ou omissão de socorro, conforme o registrado no prontuário médico dos pacientes.

2 - No que tange ao mal estar apresentado pela paciente na entrada do hospital, esclarece que a mesma foi prontamente encaminhada para sala de emergência onde recebeu atendimento médico de imediato.

3 - A sala de estabilização é equipada com ventilador mecânico, pontos de oxigênio canalizados, cilindros de oxigênio de retaguarda, além de equipamentos necessários para atendimento de urgência, como desfibrilador, que foi, inclusive, utilizado durante o atendimento à paciente, em nenhum momento houve falta ou desabastecimento de oxigênio ou de qualquer insumo.

4 - Diante das denúncias, estamos apurando minuciosamente todos os fatos. Os corpos foram encaminhados ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) onde aguardamos o resultado das autópsias para melhor esclarecimento.

Nos solidarizamos com as famílias enlutadas, em nome de todos os servidores do HMAB.

Direção Clínica do Hospital Municipal Aluízio Bezerra

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado