Em comemoração ao Dia Internacional de Proteção aos Manguezais, celebrado no dia 26 de julho, a Prefeitura do Natal realizou, nesta sexta-feira (25), uma ação especial de plantio de 700 mudas de mangue-vermelho na Praia do Forte. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), através do projeto Planta Natal, teve a participação de entidades como o Movimento Mangue Vivo, Associação dos Moradores do Bairro da Ribeira (AMBRI) e Associação de Moradores e Comerciantes do Passo da Pátria (AMOC).
Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, ações como essa são fundamentais para a preservação ambiental da capital potiguar. "Os manguezais são ecossistemas essenciais para o equilíbrio costeiro, servindo como berçário natural para espécies marinhas e proteção contra a erosão. Nossa participação demonstra como a gestão está comprometida com a sustentabilidade e o envolvimento da comunidade nas ações ambientais da nossa cidade", apontou o gestor.
Realizado próximo ao Forte dos Reis Magos, no bairro de Santos Reis, o plantio utilizou mudas cultivadas a partir de sementes coletadas e preparadas pela equipe técnica do Planta Natal. A ação contou ainda com a participação da Comissão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, e promoveu atividades de conscientização ambiental junto aos participantes.
A iniciativa está alinhada com a Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal) e com o Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais (ProManguezal). O evento reforçou o papel dos manguezais como Áreas de Preservação Permanente (APP) e a importância do engajamento comunitário na proteção desses ecossistemas essenciais para a biodiversidade costeira.
![FireShot Capture 063 - Instagram - [www.instagram.com].png](/storage/2025/07/25/01K11G57HGN85RBNHHX04Y17VP.png)