Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Cidades

Sindicato aceita proposta do Governo Fátima e encerra greve dos professores

backup/pdjda0zvfzmjwzt1wre4kf5c1k4qq5.jpeg

Deu certo. Após mais uma rodada de negociação, o Sindicato dos Trabalhadores de Educação do RN (Sinte) votou e, por maioria, decidiu aceitar a proposta do Governo Fátima Bezerra de aplicação do reajuste de 33% no piso da categoria. A informação foi confirmada pela assessoria do Sinte em contato com o Portal 96

Mais cedo, o Governo do RN apresentou proposta para pagamento do reajuste de 33,24%, assegurando o pagamento deste percentual até o mês de dezembro próximo. O reajuste será paritário para professores da ativa, aposentados e pensionistas. O impacto financeiro no orçamento geral do Estado (OGE) em 2022 será de aproximadamente R$ 460 milhões.

A nova proposta contempla o reajuste dos salários dos professores e especialistas em educação que estão abaixo do novo piso já neste mês de março, com efeito retroativo a janeiro, em até 33,24%. Aos demais professores e especialistas, o reajuste se dará em três parcelas, da seguinte forma: 15,03% em março; 6% em novembro e 9,28% em dezembro.

Os estudos feitos pela área econômica do Governo chegaram à viabilidade de pagar o valor retroativo a janeiro também de forma escalonada - o retroativo da parcela de 15,03%, implantada em março, será pago a partir de abril em nove parcelas. O retroativo restante será pago em 12 parcelas a partir de janeiro de 2023. Esse parcelamento fica condicionado a ser menor que 2,5% da receita corrente líquida do Estado (gatilho). Caso seja maior, o Núcleo de Ações Coletivas será acionado para rediscutir a forma do parcelamento.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado